O secretário de estado da saúde do Piauí, Antonio Luiz, participou nesta quarta-feira (25), em Brasília, da 1ª assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em 2023. O gestor, assim como os demais secretários, foi recepcionado pelo presidente do Conass, secretário de estado da Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia.

A ministra da Saúde, Nízia Trindade, também participou da assembleia acompanhada de secretários da pasta, e da representante da Organização Pan-Americana da Saúde, (Opas/OMS), Socorro Gross.

"Tivemos a apresentação dos secretários, conhecemos um pouco como funciona o Conass, e esperamos ter a colaboração de todos os gestores nacionais para resolver os problemas de saúde em todos os estados do Brasil", disse o secretário.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, que acompanha o secretário na assembléia, destacou a importância do apoio do Conass aos gestores de saúde.

“Essa primeira reunião foi muito proveitosa. Todos os gestores empolgados com a melhoria das políticas de saúde do SUS. Isso é muito importante. O Conass vai nos fortalecer e nos dar um amparo em nível nacional para que as políticas sejam implementadas”, declarou.

Cipriano Maia observou que o início desta gestão, tanto para estados, como para a nova direção do Ministério da Saúde, traz muitas expectativas, principalmente em relação à retomada do diálogo tripartite respeitoso que se traduza em pactuação e acordos que fortaleçam o processo de construção e aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os desafios impostos ao sistema de saúde, tanto pela pandemia, quanto por questões estruturais dos próprios estados, também foram citados pelo presidente. “Temos problemas que vão desde a retomada da atenção à população vítima da Covid-19, passando pela superação das filas de atendimentos que ficaram represados, especialmente as cirurgias eletivas, até à retomada da vacinação. São inúmeros desafios nesse processo de construção permanente do SUS que precisam ser enfrentados no início da gestão”, afirmou.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou o compromisso com a gestão tripartite e o esforço com os conselhos de saúde para a construção de políticas conjuntas.“Sabemos que o Conass tem feito e faz muito bem o papel de união e fortalecimento do sistema de saúde, mesmo com todas as dificuldades ao longo dos últimos anos. Por isso, contamos com a colaboração de todos os estados para que consigamos ter um SUS melhor”, falou.
A reunião no Conass segue nesta quinta-feira, em Brasília.

Com informações do Conass