A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) entregou nesta segunda-feira (27), no Hospital Getúlio Vargas (HGV), a primeira Unidade  de Acidente Vascular  Cerebral (AVC) pública do Estado. A Unidade conta com duas enfermarias e 10 leitos equipados. O objetivo é evitar o número de óbitos e de sequelas neurológicas.

O superintendente de Média e Alta Complexidade da SESAPI, Dirceu Campelo, disse que é mais um motivo de celebração a conclusão da reforma. “Estamos aqui concluindo a reforma da Unidade tipo III, da rede de referencia de AVC, a primeira deste tipo no Estado do Piauí, com 10 leitos, todos equipados, com tudo que a portaria exige. Isso vai ser muito importante para a população, tendo em vista, que vamos ter na capital uma Unidade especifica para o AVC, altamente especializada”, explica o gestor.

O diretor-geral do HGV, Davyd Basílio, explica que a Unidade vai atender os pacientes via regulação com atendimento neurológico e de endovascular. “O objetivo é salvar vidas e evitar sequelas com a aplicação de uma medicação composta por trombolíticos num espaço de 4 horas e meia da ocorrência ao atendimento”, destaca o diretor.

Para o coordenador da Linha de AVC no Estado, o neurointervencionista Romilto Pacheco, a Unidade vai ser de grande importância para o tratamento do AVC nas primeiras horas. “A Unidade vai proporcionar o tratamento trombolítico para salvar o paciente nas primeiras horas, o que consiste na injeção de uma substância química no local onde o coágulo se formou, para que ele se dissolva, evitando sequelas e óbitos.

A previsão é que a Unidade já comece a funcionar no inicio de abril. A equipe será composta de sete neurologistas, sete clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Por: Fátima Oliveira