O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), vai investir R$ 18 milhões na construção de um novo pronto socorro em Parnaíba. A unidade de saúde vai funcionar em terreno ao lado do Hospital Colônia de Carpina. A previsão de entrega da obra é para outubro de 2025.

"Vamos desafogar o Heda com esse novo pronto-socorro funcionando fora do hospital", disse o secretário de saúde, Antonio Luiz.

Já o Hospital Dirceu Arcoverde (Heda) terá ampliação da enfermaria de ortopedia. O hospital fará parte de um Complexo Hospitalar composto ainda por uma nova maternidade que será construída.

Serão investidos no complexo R$ 55 milhões, sendo R$ 29 milhões do OGU (Orçamento Geral da União) e R$ 26 milhões do tesouro estadual.

O complexo contará com o serviço de hemodinâmica, ressonância magnética e unidade de oncologia.

Todas as obras fazem parte do Programa de Expansão da Rede de Média e Alta Complexidade do Piauí, lançado pelo governador Rafael Fonteles.

“Esse é um plano que visa, até o final de 2025, promover a expansão da rede de forma a descentralizar e regionalizar os atendimentos da nossa população. Atualmente nossas prefeituras contam com a parte de unidade básica de saúde e com esse plano visamos levar para as 4 macrorregiões e todos os 11 territórios de saúde, além de alguns vazios assistenciais, a capacidade resolutiva de situações mais complexas, tanto da parte de internação como realização de exames e atendimentos”, explicou o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.