A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) vai reforçar os serviços de saúde em Pedro II durante a 17ª edição do Festival de Inverno. O Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), em Piripiri, que funcionará como unidade de retaguarda, terá o número de equipes dobrado. 

O superintendente de alta e média complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, explica que o objetivo é dar um maior suporte e ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes que, por ventura, busquem pelos serviços de saúde durante o evento, que acontece entre os dias 8 e 11 de junho.

“Teremos a equipe médica e multiprofissional disponível no Hospital Municipal de Pedro II e a Sesapi vai disponibilizar ambulâncias e equipes para o caso de transporte dentro da cidade e de casos mais graves que precisam ser transportados para Piripiri”, pontuou o gestor. 

Com o reforço, o HRCR disponibilizará uma enfermaria de retaguarda com quatro leitos, além de mais um enfermeiro na escala do pronto-socorro e seis técnicos de enfermagem. Em parceria com o município, mais uma ambulância ficará disponível.

“Vamos aumentar o número de profissionais que estarão de plantão em todos os dias do Festival de Inverno. Além das equipes de profissionais da saúde e leitos de retaguarda, teremos uma ambulância para a transferência de paciente caso seja necessário”, frisou Gabriel Muniz, diretor do HRCR. 

A Sesapi também elaborou um plano de contingência com outras ações preventivas a serem desenvolvidas em Pedro II. De acordo com Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da pasta, a medida visa dar mais segurança e tranquilidade ao público que estará no evento. 

“Haverá essa integração do município com as áreas de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, porque precisamos de alguns cuidados. Sabemos que nesse momento haverá venda de comida que, sem conservação, pode oferecer alguns danos”, destacou a gestora.