O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP) obteve um importante reconhecimento ao figurar na Lista Positiva da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dos serviços de saúde que notificaram incidentes e eventos adversos relacionados à assistência à saúde ao longo do ano de 2022. Essa inclusão é um testemunho da preocupação da unidade de saúde em promover cuidados de qualidade e segurança tanto no curto quanto no longo prazo durante o tratamento, visando sempre à promoção da saúde.

A Lista Positiva da Anvisa é composta por hospitais que receberam uma notificação de seus incidentes relacionados à assistência à saúde durante todos os meses do ano anterior. Esses incidentes incluem, por exemplo, lesões por pressão (escaras) e infecções. As notificações de incidentes levam a uma cultura de segurança e boas práticas no ambiente hospitalar. 

“Notificar é assumir um compromisso com a qualidade daquilo que se entrega, é agir de forma transparente e ética com os nossos pacientes, aumentando a confiabilidade do sistema de saúde. Um serviço que notifica seus incidentes demonstra cultura de segurança madura e participativa, priorizando as boas práticas nos seus processos de trabalho. A notificação significa que o hospital já reconheceu internamente suas oportunidades de melhorias e está trabalhando nelas para fortalecer a sua assistência”, explicou a enfermeira Susane Castro, coordenadora do Setor de Qualidade do IDTNP.

O IDTNP se destaca ao receber este reconhecimento, comprovando o esforço da equipe em aprimorar constantemente seus processos e práticas, com o intuito de proporcionar um atendimento de excelência aos pacientes.

“Essa conquista é motivo de orgulho para uma instituição e também para a população do Piauí, que conta com um serviço de saúde comprometido com a segurança e a qualidade dos cuidados oferecidos”, disse o superintende de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.

A lista da agência reforça o compromisso da unidade de saúde em manter altos padrões de qualidade, estabelecendo-se como uma referência no tratamento de doenças tropicais e na prestação de cuidados de saúde eficazes e seguros.

“Estar na lista positiva da Anvisa é um demonstrativo da nossa missão de oferecer um atendimento de qualidade aos nossos pacientes. Temos o compromisso de trabalhar para identificar áreas de melhoria e implementar as medidas necessárias para fortalecer ainda mais a qualidade e a segurança dos nossos seus serviços”, afirmou o diretor do instituto, dr Jurandir Martins. 

O feito indica que o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella está na vanguarda dos hospitais comprometidos em fornecer uma assistência à saúde de qualidade, além de incentivar o aprendizado contínuo para garantir a segurança e bem-estar dos pacientes e funcionários.