A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou a lista positiva dos serviços notificantes de eventos adversos assistenciais sobre segurança do paciente no Sistema de Notificação de Vigilância Sanitária (Notivisa). 

Na lista, 4 hospitais públicos do estado se destacaram por informar as notificações mensalmente no ano de 2022 à Anvisa, nos doze meses e dentro do limite de tempo estipulado pela Agência, de até o 15º dia útil do mês subsequente.
 São eles: Hospital Infantil Lucídio Portella, Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA - Parnaíba) e Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí (HPM).

“Essa conquista é motivo de orgulho para uma instituição e para a população do Piauí, que conta com serviços de saúde comprometidos com a segurança e a qualidade dos cuidados oferecidos”, comemorou a superintendente de atenção à saúde e municípios da Sesapi, Leila Santos.

O monitoramento das notificações dos hospitais no NOTIVISA é feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA). 

Essa é uma ação de transparência do processo de monitoramento das ações de segurança do paciente, além de incentivar aos demais serviços quanto a importância da notificação espontânea de incidentes acometidos durante a assistência à saúde dos pacientes nos estabelecimentos de saúde.

“É uma forma de demonstrar também para esses serviços que o ato de notificar não deve ser associado a algo punitivo, mas de reconhecimento de campos de melhorias a serem desenvolvidos pela qualidade da assistência prestada, segurança de pacientes e trabalhadores de saúde”, destacou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

A Segurança do Paciente consiste em um dos seis atributos da qualidade do cuidado e vem sendo amplamente discutida em todo o mundo, tendo em vista sua importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde, preocupados com uma assistência segura. 

Com isso, surge o desafio da implantação e gerenciamento dos protocolos de segurança do paciente nas instituições, pois todas as organizações prestadoras de serviços de saúde devem implantar os protocolos de Segurança do Paciente para oferecer serviços mais seguros aos seus clientes.