A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) enviou lotes com testes rápidos para detecção da covid-19 e malária para o município de Pedro II, que serão disponibilizados ao público e realizados por equipes do município durante os quatro dias do Festival de Inverno de 2023. 

A coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, explica que a medida é uma ação preventiva da Sesapi por conta da previsão de um grande fluxo de pessoas por conta do festival, inclusive de outros estados.  A preocupação é com a transmissão de doenças graves.

"Teremos muitos turistas vindo de outros lugares e, consequentemente, existe a possibilidade de entrar malária autóctone, ou seja, o paciente contaminado chega, o mosquito pica se contamina e transmite para outras pessoas", destaca a técnica. 

Além disso, a Sesapi reforçou os serviços de saúde em Pedro II e dobrou o número de equipes do Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), em Piripiri, que funcionará como unidade de retaguarda para atendimento de pacientes graves.