O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nesta sexta-feira (10), dois transplantes renais beneficiando pessoas que aguardavam na fila de espera do Piauí. Os transplantes foram possíveis devido à doação autorizada pela família de um paciente. A captação ocorreu nessa quinta-feira (09) também no HGV.

Além dos rins, também foram captados pelo HGV o fígado, que foi enviado para Brasília, e as córneas, que irão beneficiar pessoas do próprio Estado. 

As ações acontecem por meio da Central de Transplantes do Estado, Organização de Procura de Órgão e Tecidos (OPO), Banco de Tecidos Oculares (BTOC) do HGV e Centro Cirúrgico.

"O HGV segue atendendo à nossa população com serviços de alta complexidade e, neste momento, quando realiza estes transplantes, dá uma nova vida para os pacientes que aguardavam na fila", afirma Dirceu Campelo, superidentente de média e alta complexidade.

A equipe de captação do Hospital Getúlio Vargas possui 3 cirurgiões captadores de múltiplos órgãos, 6 enfermeiros perfusionista de órgãos para transplante, atuando 24 horas. A unidade de saúde possui a única equipe credenciada do Piauí para captação e perfusão de órgãos.