Setembro é o mês dedicado à conscientização e prevenção do suicídio no Brasil, conhecido como Setembro Amarelo. A campanha, que teve início em 2013, busca disseminar informações cruciais sobre a prevenção do suicídio e oferecer apoio a quem precisa. O mês foi escolhido devido ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro desde 2003, graças a uma iniciativa da Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, respaldada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo Thaís Moraes, gerente de Prevenção ao Suicídio da Sesapi, o Setembro Amarelo é uma forma de poder falar sobre o que a pessoa está sentindo como forma de aliviar a sua angústia. “A campanha enfatiza que não se deve hesitar em pedir ajuda, pois o apoio está disponível para todos. O Setembro Amarelo é resultado da colaboração entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), que unem esforços para promover a conscientização”, explica.

No estado do Piauí, a Lei 7.297/19 institui a Semana de Conscientização e Prevenção ao Suicídio, enquanto o Projeto de Lei Federal nº 5062 de 2020 criou o Mês Nacional da Prevenção do Suicídio no Brasil. A ampla divulgação durante todo o mês tem o objetivo de conscientizar a sociedade, profissionais e familiares sobre o suicídio, as possibilidades de prevenção, estratégias de cuidado, saúde mental, busca de ajuda e apoio aos enlutados.

Thaís explica ainda que é fundamental ressaltar que a conscientização sobre a prevenção do suicídio não deve se limitar apenas ao mês de setembro. “As estratégias essenciais incluem o desenvolvimento e implementação de políticas e leis que promovam a saúde mental de crianças e adolescentes, a criação de ambientes seguros que ofereçam apoio social e físico, a educação de cuidadores e suporte à sua saúde mental, bem como intervenções psicossociais nas escolas para promover a aprendizagem social e emocional e a resiliência em jovens”, diz a gerente.

Dados da OMS apontam que o suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo, sendo a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, entre 2010 e 2019, ocorreram 112.230 mortes por suicídio, representando um aumento de 43% no número anual de mortes durante esse período. Homens apresentam maior risco de morte por suicídio, enquanto mulheres têm maior prevalência de ideação e tentativas de suicídio.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2023), o número de suicídios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 em comparação com o ano anterior. No Piauí, os relatórios do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) indicam uma taxa de mortalidade por suicídio de 10,9 por 100 mil habitantes, com homens apresentando uma taxa 4,3 vezes maior do que as mulheres. Além disso, os idosos são mais afetados, com uma taxa de mortalidade de 15,9 por 100.000 habitantes.

A análise por regiões de saúde no Piauí revela que a Região Entre Rios apresenta a maior prevalência de lesões autoprovocadas, seguida pela Vale do Rio Guaribas e Região da Planície Litorânea. A notificação é uma ferramenta vital de vigilância em saúde, fornecendo dados epidemiológicos para embasar ações de saúde.

A gerente de Prevenção ao Suicídio conta que a prevenção do suicídio é uma necessidade urgente, especialmente em um cenário onde as taxas de suicídio estão aumentando nas Américas. “É fundamental o desenvolvimento e fortalecimento de estratégias e programas nacionais de prevenção”, pontua.

Gerência de Prevenção ao Suicídio
A Secretaria Estadual de Saúde passou a contar com uma Gerência de Prevenção ao Suicídio, criada ha dois meses, com objetivo de criar políticas públicas efetivas e eficazes na redução das taxas de suicídio no estado. As ações da gerência acontecem durante todo o ano visando diminuir os números de tentativas e óbitos por comportamento autoinfligido.

A gerência conta com o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção ao Suicídio (GTI) composto com instituições de diferentes órgãos que se reúnem mensalmente, demonstrando o comprometimento contínuo e coordenado para enfrentar esse desafio sensível de saúde mental. O objetivo primordial do GTI é qualificar a articulação intersetorial e concretizar ações planejadas eficazes para prevenção em saúde mental.

A ampla divulgação do Setembro Amarelo durante todo o mês possui o intuito de conscientizar sobre a prevenção do suicídio e a importância que as ações não ocorram somente neste mês. A Rede de Atenção Psicossocial do Estado do Piauí é composta por serviços de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, Centros Especializados, Residências Terapêuticas e em dispositivos Hospitalares.

Veja alguns serviços:


Minutos pela Vida (Sesapi) – Atendimento psicológico de segunda-feira a sexta-feira, 8h às
18h - Fone: 08002802882.
Centro de Valorização à Vida - CVV - Fone: 188 (No site também é possível ser atendido via chat ou e-mail).
Unidades Básicas de Saúde / Unidades de Saúde da Família – Procure a do seu bairro!
CAPS – Centros de Apoio Psicossocial – Procure o da sua comunidade!