O ano de 2023 foi marcado por muitos desafios e compromissos de gestão para a Diretoria de Unidade de Planejamento (DUP) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que desempenhou um papel fundamental na construção dos instrumentos de planejamento e implementação de estratégias para aprimorar o sistema de saúde do estado.

Um dos destaques das ações da diretoria ao longo do ano foi a elaboração do Plano Plurianual (2024-2027) da Sesapi. O documento delineia os objetivos, diretrizes, metas e indicadores de resultado para os próximos quatro anos e representa um compromisso com o aprimoramento do SUS no Piauí em todas as regiões de saúde, implementando a regionalização.

Além disso, a Diretoria de Planejamento também teve papel importante na coordenação da elaboração do Plano Estadual de Saúde (2024-2027), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (2024) e da Lei Orçamentária Anual (2024) da Sesapi, que são as bases para uma boa gestão dos recursos. Ocorreu de forma ascendente e participativa envolvendo todas as áreas técnicas da SESAPI e Conselho Estadual de Saúde (CES).

A colaboração ativa com o Conselho Estadual de Saúde em conferências macrorregionais e na conferência estadual de saúde, realizada no final de maio em Teresina e na elaboração dos instrumentos de planejamento ressalta o engajamento na promoção da participação democrática e na construção de políticas de saúde.

Este ano também foi a conclusão da terceira e quarta etapas do Planejamento Regional Integrado (PRI), Projeto PROADI-SUS em parceria com a Beneficência Portuguesa de São Paulo. Esse processo integra estratégias e ações em saúde em nível regional, fortalecendo a capacidade de resposta do SUS diante de macroproblemas e prioridades sanitárias do estado.

A Unidade de Planejamento comemora os avanços na fase final de implantação do Centro Integrado da Gestão Estratégica do SUS (Cieges), uma iniciativa que promete ser um importante instrumento para monitorar indicadores e corrigir rapidamente possíveis falhas na execução das ações governamentais.

“Coordenando atividades cruciais, a DUP teve participação ativa na execução orçamentária da Sesapi, na elaboração do balanço de realizações de 2023, e na condução das atividades preparatórias do Projeto de Investimento em Saúde e Proteção Social para Recuperação do Desenvolvimento Humano Pós-Covid 19 (Projeto PDH), que será financiado por meio de empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird)”, disse o superintendente de administração da Sesapi, Jônatas Melo.

O Planejamento da Sesapi desempenhou papel estratégico na formalização da 12ª região de saúde (Chapada Vale do Rio Itaim), demonstrando compromisso com a expansão e aprimoramento da cobertura de saúde no estado.
Para o diretor da DUP, Clécio Lopes, o ano de 2023 foi de desafios e serviu para reafirmar o compromisso de fortalecer o sistema único de saúde do Piauí de forma regionalizada. “As ações implementadas irão contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população piauiense”, afirma.