O município de Luzilândia aderiu, nesta segunda-feira (15), ao Programa Piauí Saúde Digital, uma iniciativa do Governo do Piauí que disponibiliza, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), diversas especialidades médicas para a população por meio da telessaúde.

“Agradecemos essa adesão, pois quem ganha é a população de Luzilândia e daquela região. Levaremos para todas as 13 unidades básicas de saúde essa possibilidade de atendimento via telessaúde”, explica Dirceu Campelo, superintendente de gestão da rede de média e alta complexidade da Sesapi. 

Luzilândia se junta à Esperantina, que aderiu na última quinta-feira (11) ao programa, e Piripiri e Lagoa de São Francisco, onde já foram realizadas quase nove mil consultas e mais de 15 mil laudos nas áreas de psicologia, psiquiatria, nutrição, dermatologia, ginecologia, cardiologia, neurologia, pediatria e endocrinologia. 

“Algumas UBSs terão disponíveis um eletrocardiograma digital para que os pacientes possam realizar, tanto de maneira eletiva, para um exame peroperatório, ou se por ventura chegar no dia da consulta e for preciso, poderão realizar o exame na unidade com laudos rápidos”, destacou o superintendente da Sesapi. 

O Programa Piauí Saúde Digital leva o serviço de teleconsultas e telediagnósticos para a população, tendo como objetivo expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, integrando-a com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).