A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) se reuniu virtualmente com membros do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), e representantes de 90 municípios piauienses que estavam presentes na live, para apresentar o Programa Piauí Saúde Digital. O encontro teve como objetivo principal tirar dúvidas e convidar os municípios a aderirem ao programa, que visa promover avanços significativos na área da saúde digital.

A mobilização é de grande importância, uma vez que os municípios têm até o dia 31 de janeiro de 2024 para formalizar a adesão ao Piauí Saúde Digital. Dirceu Campelo, Superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade, enfatizou que a adesão dos municípios é de suma importância para iniciar a prestação de serviços. "O Programa Piauí Saúde Digital tem o objetivo fortalecer a atenção primária à saúde, além de estender o horário de atendimento de maneira virtual, ampliar a oferta de consultas com especialistas, oferecer telelaudos, fortalecendo também a atenção especializada", destacou.

O superintendente também afirmou que o sistema incorpora inteligência artificial para revisar exames e diagnósticos, facilitando a integração entre resultados de exames e profissionais de saúde.

Leopoldina Cipriano, presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, ressaltou a importância da reunião para esclarecer detalhes do programa. "Nosso objetivo aqui é tirar dúvidas, esclarecer alguns pontos sobre a instalação do programa em cada região do estado, para mobilizar os municípios que ainda têm questionamentos sobre o programa", afirmou.

O Programa Piauí Saúde Digital é um programa pioneiro no Brasil, que visa ampliar e melhorar a rede de serviços de saúde em todo o estado do Piauí com uso da telemedicina e outras tecnologias digitais para superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas, e garantir o acesso à saúde de qualidade para toda a população piauiense, sendo modelo validado pelo ministério da saúde.