Após uma ampla reforma realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o Hospital Norberto Moura, localizado em Elesbão Veloso, retoma as cirurgias eletivas a partir deste sábado, dia 20.

O Hospital Norberto Moura não apenas receberá os pacientes do município, mas também atenderá a demanda de outros seis municípios do entorno, incluindo Barra D’Cantara, Francinopolis, Prata do Piauí, São Felix do Piauí, São Miguel da Baixa Grande e Varzela Grande.

A diretora do hospital, Ingrid Rodrigues da Silva, destacou a importância desse marco para a comunidade. "Nós iremos reabrir o Centro Cirúrgico no sábado já 4 cirurgias reguladas, sendo realizadas cirurgias gerais, ginecológicas e obstétricas", afirmou.

O hospital passará a realizar cirurgias em dois dias da semana, além de um dia destinado ao atendimento ambulatorial. 

"A unidade de saúde foi completamente reformada e equipada, recebendo um novo gerador, uma rede elétrica nova, telhado renovado, melhorias na recepção e na urgência. A segunda etapa do projeto incluirá melhorias em todas as enfermarias, cozinha e setor administrativo", disse o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Além do centro cirúrgico, o hospital conta com uma sala de parto e três salas de estabilização. Além disso, a Central de Materiais Esterilizados (CME) foi aprimorada, recebendo mais uma autoclave, contando com duas agora.