O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen-PI), recebeu a certificação de excelência em qualidade pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

O Programa avalia, anualmente, por meio de testes de proficiência, mais de 5.700 laboratórios brasileiros e cerca de 130 instituições de 11 países da América Latina e Europa. Dos 27 Lacens do Brasil, 14 atingiram a excelência pelo PNCQ, sendo o do Piauí um deles.

De acordo com o diretor do Lacen, Fabrício Amaral, o Lacen-PI foi avaliado como excelente na determinação das amostras-controle dos ensaios de proficiência contratados no ano de 2023. 

“Significa que o piauiense pode confiar nas análises que são feitas no nosso laboratório, que trazem um resultado correto. Estamos muito felizes com o reconhecimento do nosso trabalho”, comemora. 

Para o secretário Antonio Luiz, este reconhecimento é fruto do trabalho de excelência desenvolvido pelo Lacen e viabilizado por meio dos investimentos do Governo do Piauí na saúde. 

“O Estado não tem poupado esforços para seguir avançando na saúde", disse a superintendente de Atenção aos Municípios, Leila Santos.

O PNCQ é o maior programa de validação de testes do país, atuando ainda em diversas associações científicas internacionais. Ele também é produtor de amostras-controle para Laboratórios Clínicos, Bancos de Sangue e organizações in vitro e alimentos que auxilia e oferece opções para o aprimoramento da qualidade destas empresas, colocando à sua disposição um grupo de assessores científicos com conhecimentos especializados em várias áreas do laboratório clínico.