A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) entregou, nesta segunda-feira (22), mais uma remessa de óculos provenientes do serviço da Carretinha da Saúde, ação coordenada pela Sesapi por meio do Pacto pelas Crianças do Piauí. Foram beneficiadas crianças de Bom Jesus, Currais e Santa Luz. Ao todo foram entregues 106 óculos preescritos durante os atendimentos. 

A Carretinha da Saúde leva o atendimento para os pequenos piauienses nas especialidades médicas de oftalmologia, fonoaudiologia e odontologia, além de realizar a preescrição e entrega de óculos e buscar a atualização da carteira de vacina das crianças. 

Ainda nesta semana, o cronograma prevê entrega aos municípios de Monte Alegre, Gilbués, São Gonçalo, Barreiras, Santa Filomena e Corrente.

Ao todo, o programa já preescreveu mais de 700 óculos desde o início de seu funcionamento em 2023.

“Os números atingindos pela Carretinha da Saúde mostram a importância e o alcance que a ação teve no nosso estado. Estamos facilitando o acesso das nossas crianças a essas especialidades médicas tão importantes para um desenvolvimento saudável e esperamos ampliar ainda mais o número de crianças beneficiadas com a continuidade do serviço em 2024”, destacou a superintendente de atenção primária a saúde e municípios, Leila Santos.

A Carretinha da saúde já contabilizou mais de 10.000 atendimentos em suas três especialidades médicas disponibilizadas para a população piauiense. Para a primeira-dama Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto Pelas Crianças do Piauí, os serviços são essenciais por beneficiarem as crianças até mesmo após os atendimentos médicos, no caso da Carretinha da Saúde.

 “Essa é uma ação importante do Pacto Pelas Crianças do Piauí. Além de realizarmos o diagnóstico precoce, também fazemos as intervenções necessárias, como no caso do óculos, que as crianças podem escolher gratuitamente. Enxergar bem, facilita o aprendizado, melhora as brincadeiras e a interação com o mundo. Estou muito feliz com o andamento do projeto e fico feliz por que é mais qualidade de vida para as crianças”, disse Isabel Fonteles.