Janeiro é considerado o mês da visibilidade trans e o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) tem ampliado os esforços para que a população trans possa cuidar da saúde de maneira adequada.

Neste mês, a Sesapi realiza a Campanha Respeito e Saúde TRANSformam, que busca sensibilizar profissionais de saúde e a população em geral sobre as realidades e os desafios enfrentados pela comunidade trans.

O objetivo é melhorar os serviços de saúde, com promoção de ações que busquem sensibilizar profissionais de saúde e a população em geral sobre as realidades e os desafios enfrentados pela comunidade trans.

Para facilitar o acesso da população trans aos serviços de saúde, o governo do Piauí está reformando o Ambulatório Trans Makelly Castro, localizado no Ambulatório Azul do HGV.

O espaço disponibiliza serviços de saúde integral para a população trans, incluindo transexuais, travestis e transgêneros, totalmente via SUS. No ano de 2023, realizou 349 consultas.

O atendimento inclui especialidades como endocrinologia, psicologia, urologia e ginecologia. Para ter acesso a uma consulta, basta entrar em contato com o posto de saúde mais próximo e informar o interesse nas vagas disponíveis no ambulatório trans.

O coordenador de equidade da Sesapi, Filipe Silva, explica que a reforma que está sendo feito no ambulatório trans vai deixar o espaço mais acolhedor e com mais equidade para este público.

“A população trans sofre de grande vulnerabilidade social, estigma e preconceito. Para se ter uma ideia, a expectativa de vida para pessoas trans no Brasil é de 35 anos de idade por conta da violência e não ter espaços para cuidar da saúde”, afirma.

O secretário de saúde, Antônio Luiz, destaca o espaço como um compromisso com a promoção da inclusão para que todos tenham acesso aos serviços de saúde.

“O funcionamento adequado do Ambulatório Trans faz parte das ações do governo para superar as barreiras enfrentadas por esta população no acesso aos cuidados de saúde, de maneira sensível e atendendo às necessidades específicas dessa comunidade”, afirma o gestor.