A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção às Doenças Transmissíveis, divulgou nesta segunda-feira, 19, o balanço das ações realizadas durante o carnaval de 2024.

A Sesapi promoveu ações educativas para conscientizar os foliões sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis e a importância de se prevenir durante a folia.

Foram realizados 396 testes de HIV, sífilis, hepatite B e C, com quatro encaminhamentos. Houve a distribuição de 482.400 preservativos externos; 37.200 preservativos internos e 100 mil sachês de gel lubrificante.

As abordagens educativas de prevenção foram concentradas nas cidades de Cajueiro da praia, Luis Correia. Barras, Água Branca, Inhuma e Bocaina.

Durante a folia, as equipes realizaram também pré e pós-aconselhamento individual para as IST e outros agravos à saúde, além da disponibilização de material informativo.

Para a Coordenadora de Atenção às Doenças Transmissíveis da Sesapi, Karina Amorim, a ação garantiu um carnaval protegido para os foliões.

“Todas as abordagens foram bem recebidas pela população que entendeu a importância e o compromisso com a prevenção das Ist´s”, afirma.