Em ação realizada no município de Uruçuí, uma equipe de fiscais da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA) está inspecionando serviços de saúde do local (hospitais, clínicas de radiodiagnóstico, endoscopia, oftalmologia e ainda farmácias de manipulação). 

As inspeções são pautadas em roteiros específicos, de acordo com cada Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

“Durante o processo de fiscalização, é acompanhado o fluxo percorrido pelo paciente dentro dos serviços de saúde, desde a sua entrada, bem como todos os procedimentos que ele poderia necessitar no estabelecimento”, explicou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves, que está em Uruçuí acompanhando as ações.

Ao longo da inspeção, os fiscais identificam os itens conformes e não conformes com as Resoluções, que são colocados nos relatórios elaborados pela Vigilância Sanitária e, posteriormente, enviados para os responsáveis técnicos e proprietários dos estabelecimentos para as as adequações.

 “As adequações devem ser realizadas dentro dos prazos acordados e disponibilizados nos Relatórios. A DIVISA vai monitorar os estabelecimentos para verificar se as adequações estão sendo atendidas pelos serviços de saúde inspecionados”, completou a diretora Tatiana Chaves.

Além dos serviços de saúde, uma indústria de alimentos da região também está sendo fiscalizada pela Vigilância Sanitária.