A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, na última quarta-feira (06), no município de Miguel Alves, a “Oficina de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal”. A capacitação também contemplou os municípios de  União, Porto, Lagoa Alegre, José de Freitas, Altos e Joaquim Pires.

A oficina trabalhou junto aos profissionais dos municípios, o fluxo da declaração de óbito e as informações sobre as fichas de investigação do óbito materno, infantil e fetal. Também foram apresentadas as legislações, definições e atribuições do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna Infantil e Fetal, o plano de ação do comitê municipal, além do estudo de casos de óbito registrados nos municípios e apresentação dos grupos de trabalho que foram formados durante a oficina.

“Nosso principal objetivo é estimular os municípios a realizar a correta vigilância desses óbitos, garantindo informações precisas e confiáveis que permitirão a formulação de propostas de estratégias de prevenção e enfrentamento que se adequem a realidade de cada município. Queremos que os municípios sejam capazes de promover ações que impactem diretamenta na redução da mortalidade materno, infantil e fetal e na melhoria da assistencia prestada a população”, destacou Joselma Oliveira, vice-presidente do comitê estadual de prevenção de mortalidade materna.

Dados do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal mostraram que o Piauí apresentou uma redução de 39,3% mortalidade materna no ano de 2023 em relação ao ano de 2022.

“Os resultados apresentados em relação ao ano de 2023 mostram a importância desse trabalho de capacitação junto aos nossos municípios no enfrentamento à mortalidade. Nosso objetivo é expandir essas oficinas para outros territórios de saúde, contemplando todo o estado e garantindo um trabalho integrado para aumentar ainda mais a redução já apresentada”, explicou Joselma Oliveira.

Seguindo o cronograma de ações, a Sesapi irá levar a próxima oficina de vigilância para os municípios da região de São Raimundo Nonato, nos dias 21 e 22 de março.