O Hospital Estadual José de Moura Fé, em Simplício Mendes, já realizou 103 procedimentos de pequena e média complexidade desde a reabertura do centro cirúrgico há apenas dois meses. 

Entre os procedimentos realizados estão cirurgias para correção de hérnia inguinal e umbilical, salpingectomia bilateral, remoção de lipomas, além de intervenções emergenciais como cistostomia e cesarianas. 

Nayra Camila de Sousa Lopes, diretora do hospital, enfatiza que a implantação do centro cirúrgico evita a transferência de pacientes para outras cidades.

“O Centro Cirurgico não apenas reduz a necessidade de deslocamento para outras localidades, mas também fortalece a capacidade do hospital de atender às demandas cirúrgicas locais de forma eficiente e oportuna”, pontua.

As melhorias no hospital foram executadas por meio do Programa Saúde em Dia, que descentralizou as cirurgias, proporcionando maior comodidade aos pacientes de Simplício Mendes e todo o Vale do Canindé. 

"Essa conquista é um reflexo dos investimentos contínuos do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir uma resposta mais ágil aos procedimentos cirúrgicos, reduzindo o tempo de espera e proporcionando um cuidado de saúde de excelência", disse Dirceu Campêlo, superintendente de média e alta complexidade.

Além do centro cirúrgico foram revitalizados outros setores do hospital como o de urgência e emergência, posto de enfermagem, enfermaria cirúrgica, Central de Material Esterilizado (CME), além da instalação de gerador e subestação e a mudança completa do telhado.