A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza, nos dias 23 e 24 de abril, o I Fórum de Equidade em Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional. O evento é destinado para gestores e profissionais da saúde que atuam na Macrorregião de Saúde Litoral e visa a qualificação do atendimento prestado as populações vulnerabilizadas em todos os níveis dos serviços de saúde.

O evento será realizado no Auditório Oeste da Universidade Federal do Piauí de Parnaíba, tendo início no turno da manhã e seguindo até o final da tarde, nos horários de 8h30 até às 17h30. Dentro da programação os profissionais participarão de palestras e rodas de conversas com temas variados como Saúde LGBTQIAPN+, demandas para o atendimento à população trans e racismo estrutural.

Para Filipe Silva, coordenador de promoção de equidade em saúde da Sesapi, o Fórum permitirá orientar e ajudar a humanizar mais o atendimento prestado as populações vulnerabilizadas, adequando e qualificando os serviços prestados para a realidade das comunidades assistidas.

“Teremos representantes dos movimentos sociais, ajudando os profissionais a serem orientados sobre as melhores abordagens e demandas que o atendimento das populações vulnerabilizadas possam apresentar ao chegarem até o serviço”, explica o coordenador.

A superintendente de Atenção Primária a Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, destaca a importância do momento para a melhoria dos serviços de saúde prestado a essas populações.

“Vamos qualificar nossos profissionais de saúde de todos os níveis, trazendo mais equidade para o trato das pessoas que chegam até nossas unidades de saúde pela necessidade dos serviços oferecidos pelo SUS. O nosso objetivo é prestar a melhor assistência a saúde para todos que forem atendidos no Piauí”, fala a superintendente.