A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) apresentou, nesta segunda-feira (29), o seu Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual do SUS (Cieges). O desenvolvimento da nova ferramenta, desenvolvida com apoio técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), visa organizar e disponibilizar dados consolidados da saúde pública para os gestores, por meio de painéis dinâmicos e individualizados.

“É uma iniciativa muito interessante, que os estados estão aderindo. É uma nova plataforma com diferentes informações. Esse sistema consegue integrar os dados, para que diversas pessoas consigam fazer a análise. Será possível fazer a análise interna, para os próprios gestores da Sesapi, como também os municípios poderão usar as informações para as suas tomadas de decisões”, destacou Antonio Luiz, secretário estadual de Saúde.

O Cieges utiliza ferramentas e metodologias para identificar padrões e tendências em grandes volumes de dados e informações, criando insights relevantes para a tomada de decisões rápidas e estratégicas em diferentes áreas de gestão de planejamento, orçamentos e finanças, recursos humanos, de saúde pública, dentre outras.

Com isso, será possível o monitoramento da situação de saúde, efetividade das políticas públicas, insumos e intervenções e resultados finalísticos por meio da coleta de dados dos sistemas de informações nacionais e estaduais, contemplando os hospitais, unidades de saúde, laboratórios, sistemas de vigilância em saúde e epidemiológica com enfoque nas regiões e macrorregiões de saúde do estado do Piauí.

“Desde o ano passado que estamos trabalhando nessa plataforma. O Cieges vem com o propósito de congregar todas as informações estratégicas para tomada de decisão em tempo oportuno pela. Ele envolve indicadores desde a área de gestão, da atenção primária, da alta complexidade e da vigilância. Será um divisor de águas, para dar mais efetividade às ações da Sesapi”, enfatiza Clécio Lopes, diretor de Planejamento da Sesapi.

Após a organização dos primeiros dados, a Sesapi disponibilizará ao público externo uma plataforma alimentada em tempo real. A inauguração do Cieges acontece nesta terça-feira (30). “O Piauí é o quinto estado brasileiro a se organizar e formalizar esse trabalho, que está sendo desenvolvido em todo o país. Estamos criando uma rede com os 27 estados, para fortalecer a capacidade de análise de cada unidade e fomentar uma troca de experiência para qualificar cada vez mais a gestão do SUS”, lembra Sandro Terabe, gerente do Cieges/Conass.