A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Programa Vida no Trânsito, participou na manhã desta quarta-feira (08), do II Simpósio Piauiense  de Trânsito, organizado pela OAB-PI, que trabalhou a conscientização e educação de jovens e adolescentes no trânsito. Durante o simpósio, realizado no Campus do Instituto Federal do Piauí de Campo Maior, alunos da rede estadual e municipal de saúde tiveram acesso a informações e palestras educativas sobre a segurança e os impactos da violência  no trânsito na saúde do estado.

O município de Campo Maior foi o segundo do Piauí a instalar o Programa Vida no Trânsito e dentro dos trabalhos realizados pela equipe municipal do programa, a conscientização  e educação do jovens que estão nas escolas vem sendo um dos principais focos.

"Trabalhamos esse âmbito da conscientização  dos nossos jovens pois sabemos o impacto que esse trabalho pode ter na frente em suas vidas, em relação  a redução dos acidentes de trânsito e também da mensagem que eles passam na atualidade para familiares e amigos, difundindo a ideia de como é importante um trânsito mais seguro", fala a coordenadora municipal do Programa Vida no Trânsito de Campo Maior, Antônia Soares.

O coordenador da Linha de Trauma da Sesapi, Samuel Martins, destaca a importância de trabalhar essas informações  e conscientização  com um público mais jovem. "Aproximadamente 16% dos acidentes e lesões  graves relacionadas ao trânsito no estado do Piauí acontecem na faixa etária de 0 a 20 anos. Por isso, essas ações educativas e de prevenção junto a esse público mais jovem são de suma importância  para a redução  dos indicadores de acidentes", afirmou.

Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Sesapi e coordenadora estadual do Programa Vida no Trânsito, destaca que que o objetivo é continuar expandindo o programa para cada vez mais buscar redução dos indicadores de violência  no trânsito.

"Estamos aqui dando apoio na realização  do simpósio e avaliando os trabalhos já realizados pelo PVT aqui no município, pois queremos cada vez mais melhorar e expandir esse trabalho, evoluindo assim seus resultados", fala a coordenadora.

Sheila Marina, consultora da coordenação  geral de vigilância  de violências e acidentes do Ministério da Saúde, participou do simpósio apresentando dados de acidentes de trânsito e a importância do trabalho do Programa Vida no Trânsito na redução dos números.

"Sabemos que os acidentes geram muitos impactos negativos, inclusive com a demanda gerada aos serviços de saúde e na morte do público jovem. Por isso,  a conscientização e ações do Programa Vida no Trânsito são essenciais, estamos aqui com a ideia de avaliar e ajudar na expansão  do serviço, uma vez que identificamos que aqueles municípios que implementam o programa de maneira planejada tem resultados muitos positivos, como alguns casos onde municípios conseguiram reduzir em 50% as mortes no trânsito após a chegada do programa", destaca a consultora do Ministério da Saúde.