Termina nesta quarta-feira (23) o treinamento promovido pela Controladoria do Estado, através da Secretaria de Saúde, para os auditores em serviços de saúde do Piauí. O curso teve início na segunda-feira. Após a capacitação, os auditores estarão aptos a acompanhar os estabelecimentos de saúde credenciados pelo SUS no Piauí. Denise Leal, que participa do treinamento, é auditora do Hospital Regional de Valença. Ela elogiou o curso promovido pela Sesapi. “A partir desse treinamento eu adquiri um conhecimento mais profundo sobre o que é auditoria e como aplicar em todas as áreas do serviço público”, ressaltou. Hugo Leal é auditor médico do SUS, da Regional de Saúde de Floriano. Ele explica como o treinamento vai contribuir com o seu trabalho. “Com esse curso eu aprendi a enxergar amplamente a auditoria pública, saindo do espaço restrito da auditoria em saúde. Para que o processo de auditoria seja eficiente, é necessário ter uma visão macro, como despesas públicas e a administração hospitalar”, afirma. Quarenta e dois auditores participaram do treinamento. “Era uma área muito fragilizada na Sesapi, estamos querendo intensificar as ações. Não existe um SUS qualificado sem que tenha acompanhamento, controle e auditoria. Claro que nosso enfoque é mais voltado para a auditoria educativa e não punitiva”, explica a gerente de auditoria Suzana Alexandrino Pereira. Para a secretária Lilian Martins, o trabalho dos auditores ajuda na qualidade dos serviços da Saúde. “Queremos um serviço de qualidade da saúde e temos que começar também pela auditoria. Dentre outros aspectos, a auditoria é fundamental”, comenta a secretária. De acordo com a secretária, o estado possui um quadro de auditores concursados desde 2004, mas o trabalho não estava sendo feito de forma atuante. “Não é como deveria ser. Essa oportunidade deve ser abraçada com unhas e dentes, além do compromisso junto com a secretaria e o Governo do Estado na busca de soluções de viabilidade e melhorias da saúde”, afirma. Segundo o controlador geral do estado, Antonio Filho, os auditores vão ajudar na fiscalização e aplicação dos recursos. “Vão colaborar para dar transparência na gestão. Precisamos cobrar resultados com uma gestão qualificada”, declarou, ressaltando que a CGE está aberta para as denúncias dos auditores, quando estes estiverem atuando. “Precisamos dar uma resposta à sociedade sobre os serviços da Saúde”, disse Antonio Filho.