O Plano Estadual de Saúde (PES), elaborado pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) para o quadriênio 2024-2027, definiu todas as prioridades e estratégias da saúde na esfera estadual e explicitados os compromissos do governo. O documento reflete as necessidades de saúde da população em função das características regionais e macrorregionais do estado.

Clique aqui e baixe o plano

“Será a base para a execução, acompanhamento e avaliação da gestão do sistema de saúde estadual, buscando garantir a integralidade do cuidado, a equidade, à participação social, inovações, regulação do acesso e a gestão por resultados, que é o objetivo final da ação de planejamento em saúde”, destaca Antônio Luiz, secretário estadual de Saúde.

O PES é o principal instrumento de Planejamento no âmbito da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí. Ele também incorpora as diretrizes do Plano Plurianual do Estado (PPA) 2024-2027, assim como as deliberações da 9ª Conferência Estadual de Saúde, considerando-se para tal finalidade a harmonização e compatibilização instrumental.

O Plano está estruturado através de diretrizes, objetivos, metas e indicadores que foram pautados nos condicionantes e determinantes do processo saúde-doença, no Planejamento Regional Integrado (PRI), na definição de prioridades e princípios do SUS – universalidade, integralidade, equidade, descentralização, regionalização e participação da sociedade.

“Nos orientamos pelas necessidades da população piauiense, a partir da análise dos indicadores de saúde e das prioridades sanitárias levantadas no PRI pactuadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), levando em conta a realidade do sistema de saúde, a organização da Rede de Atenção à Saúde e a capacidade instalada do estado”, reforça Clécio Lopes, diretor de Planejamento da Sesapi.

A meta é alcançar os objetivos e diretrizes estratégicas que respondam ao desafio de cuidar bem das pessoas em todos os níveis de atenção e ciclos de vida, contemplando de forma significativa o 3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se desdobra em metas e indicadores focados em “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.