20 de Abril de 2010 | Atualizado em 18 de Maio de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

CAMPANHA ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE RISCOS DOS MEDICAMENTOS FALSIFICADOS

“Quem compra falso arrisca a vida e perde dinheiro”. É com esse tema que a Secretaria Estadual de Saúde, através da Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, lançam, nesta quinta-feira, às 8h30, na Escola Fazendária a Campanha “Medicamento Verdadeiro”. O objetivo é orientar a população sobre os riscos do consumo de medicamentos falsificados. A programação segue até sexta, dia 23, com o lançamento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados

A Campanha “Medicamento Verdadeiro” conta com amplo material informativo e ensina ao consumidor como diferenciar um medicamento verdadeiro de um falso. Também faz parte da campanha uma cartilha específica voltada para policiais federais, civis e militares que atuam na repressão a esse crime. No Piauí, a campanha contará ainda com a parceria da Secretaria de Fazenda, PROCON, Ministério Público e Receita Federal. Além desses parceiros, a Divisa vai entregar material informativo e orientar os 28 maiores municípios do estado, que deverão implantar as ações.

A diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves, ressalta que diferente de outros produtos piratas, um medicamento falso pode ter como conseqüência a morte. “A Campanha é das muitas ações da Anvisa, que a partir de 2007, por meio de um convênio com a Polícia Federal, e da ação conjunta com as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais intensificou a fiscalização em farmácias e drogarias. Em 2008, foram aprendidas 40 toneladas de produtos irregulares, entre medicamentos falsificados, sem registro e contrabandeados. Já em 2009, com o aumento da repressão, o volume apreendido foi de 333 toneladas”, disse.

Segundo dados da ANVISA, há 15 anos a venda de medicamentos falsificados estava restrito a vendedores ambulantes. Atualmente, já pode ser identificado até mesmo em farmácias e drogarias regulares. “O setor farmacêutico movimenta 10 bilhões de dólares ao ano, de acordo com o Ministério da Justiça. A preocupação com o medicamento deve ser constante”, destaca a diretora.

Escolas e instituições que desejarem receber cópias dos materiais da campanha devem entrar em contato pelo e-mail ascom@anvisa.gov.br.

Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados

Foi para aprimorar os mecanismos de rastreabilidade e autenticidade de medicamentos no país que a Casa Civil publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a Lei 11.903, que cria o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNGPC). A nova norma prevê o acompanhamento do medicamento, em toda a cadeia produtiva, desde a fabricação até o consumo pela população. A implementação será feita no prazo gradual de três anos.

Além de informações relativas ao lote e à data de validade, o sistema fará a identificação única de cada caixa de medicamento, funcionando como um RG para o produto. Através do SNGPC as farmácias e drogarias que dispensam medicamentos controlados devem aderir à nova solução, que capta dados de todo o ciclo destes tipos de produtos.

Inicialmente, o estado do Piauí vai implantar o sistema nos seus 28 maiores municípios, que receberão na sexta, dia 23, todas as informações sobre o novo sistema. “As Farmácias e Drogarias vão instalar o sistema de informática específico. A partir daí vamos poder monitorar toda essa cadeia. Medicamentos como anabolizantes, isotretinoína, antidepressivos, talidomida, antiretrovirais, por exemplo, poderão ser controlados de fato”, garante a diretora da Divisa.

Material de Divulgação
Tendo em vista o lançamento da campanha Medicamento Verdadeiro, os materiais publicitários, já estão disponíveis para as instituições que tiverem interesse em reproduzir os produtos de forma física ou eletrônica.

Em virtude da legislação eleitoral, faz-se necessário que o envio dos materiais pela Anvisa seja precedido da aceitação do Termo de Uso dos Materiais, em razão de Lei Eleitoral e seus respectivos regulamentos. A legislação exige da Anvisa a comprovação formal de que os demais parceiros na cadeia de distribuição da campanha estão cientes sobre as vedações impostas às campanhas de Utilidade Pública no período eleitoral.

As instituições interessadas em reproduzir os materiais devem entrar em contato pelo e-mail ascom@anvisa.gov.br.

VEJA ABAIXO O MATERIAL DA CAMPANHA.

> Material gráfico
> Material audiovisual