30 de Maio de 2018 | Atualizado em 26 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária fiscaliza estabelecimentos em Pedro II para Festival de Inverno

Ao todo, os fiscais inspecionaram 39 estabelecimentos.

Fiscais da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) estiveram em Pedro II, para realizar inspeções sanitárias nos serviços de saúde e alimentação que irão atender os turistas durante o 15° Festival de Inverno, no período de 31 de maio a 3 de junho.

A ação, que foi realizada em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, teve como objetivo, reduzir e prevenir os riscos à saúde da população. “É uma ação de apoio aos munícipios na realização de grandes eventos. Os profissionais da DIVISA se deslocam para desenvolver ações antes e durante o evento”, explicou a gerente de controle de serviços e produtos da Vigilância Sanitária do Piauí, Maria Veloso.

Ao todo, os fiscais inspecionaram 39 estabelecimentos, incluindo bares, restaurantes, hotéis, motéis, panificadoras, pousadas, mercado público, entre outros. Nesses locais, eram avaliadas as condições da estrutura física, instalações sanitárias, acondicionamento, transporte e destino final dos resíduos, produção e acondicionamento dos alimentos (crus e preparados), condições de uso e higiene dos equipamentos e utensílios e a higiene dos manipuladores.

Os estabelecimentos que tiveram algum tipo de irregularidade foram notificados e receberam prazos para atender as exigências, de acordo com a legislação sanitária. “Após esse prazo, os fiscais da VISA municipal irão retornar para verificar se as exigências foram atendidas”, acrescentou Maria Veloso.

Nas fiscalizações, os ambulantes e feirantes também receberam orientações da vigilância sanitária sobre a manipulação dos alimentos e ações preventivas.