31 de Julho de 2020 | Atualizado em 26 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Igrejas de Teresina e interior do Estado se adequam para receber fiéis

Igrejas de Teresina e interior do Estado se adequam para receber fiéis

As atividades religiosas passaram a ser liberadas para realizar celebrações presenciais desde a ultima segunda-feira (27). Para que a retomada fosse realizada de forma segura, as igrejas, templos, centros espíritas e todas as organizações dessa categoria tiveram que seguir as exigências estabelecidas pelos órgãos de saúde e se adequarem à nova realidade para o enfrentamento da pandemia do novo Corononavírus.

Em Teresina e no interior do Piauí, as igrejas estão organizando as celebrações de acordo com o Protocolo Geral e Específico, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA).

De acordo com o Protocolo Específico para as igrejas, uma das medidas que devem ser adotadas diz respeito a lotação máxima autorizada, que será de 30% da sua capacidade. “Esse limite deve considerar pessoas sentadas, respeitando-se o distanciamento de dois metros entre os frequentadores”, lembrou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.

Nos horários previstos para as celebrações, as recomendações são para que sejam realizadas com as portas e janelas abertas, a fim de evitar que qualquer fiel tenha que tocar em puxadores ou maçanetas, e ainda facilitar a circulação de ar dentro do ambiente. “A Vigilância Sanitária tem acompanhado as adequações para que todas as celebrações sejam realizadas dentro do que é recomendado pelos nossos órgãos de saúde”, destacou a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Flávia Rebelo.

Ainda segundo o Protocolo, o responsável pela igreja deve orientar, por meio de alertas (cartazes, placas, pôsteres, mensagens de textos etc.) aos frequentadores que não poderão participar dos cultos, missas e liturgias, caso apresentem sintomas de resfriados/gripe. “Em Fronteiras do Piauí, as igrejas estão todas sinalizadas, prontas para receber os fiéis”, disse a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Tailândia Sousa.

Todas a igrejas deverão seguir o Protocolo Geral e o Protocolo Específico, sendo responsável pelo treinamento da sua equipe e pela efetivação do PLANO SIMPLIFICADO DE CONTENÇÃO, PREVENÇÃO, MONITORAMENTO E CONTROLE DA TRANSMISSÃO DA COVID-19, denominado como PLANO SIMPLIFICADO DE SEGURANÇA SANITÁRIA E CONTENÇÃO DA COVID-19, o qual deve ser preenchido no site PRO PIAUÍ, por meio do link http://propiaui.pi.gov.br, apresentando as evidências como por exemplo, em anexo, as quais devem ser pertinentes às medidas sanitárias dos protocolos.

"Além disso, é preciso que as igrejas façam o seus cadastros no site PROPIAUI, para que a Vigilância Sanitária e os outros órgãos fiscalizatorios possam fazer o monitoramento das ações", acrescentou Tatiana Chaves.

Os protocolos específicos completos para as igrejas e outras atividades que já retomaram seus funcionamentos estão disponíveis no site da Vigilância Sanitária (www.saude.pi.gov.br/divisa).