19 de Maio de 2023 | Atualizado em 18 de Maio de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

CEREST Regional de Picos fala sobre combate ao trabalho infantil com crianças e adolescentes

Quase 150 participaram da ação.

Um trabalho inovador e contagiante fez com que o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Picos (CEREST Regional) reunisse crianças e adolescentes de 10 a 14 anos da Escola Tia Celeste para falar sobre o combate ao trabalho infantil, uma temática necessária e relevante nos dias atuais. Falar sobre o assunto foi desafiador para a equipe de profissionais do CEREST de Picos, principalmente diante dos cuidados com a abordagem utilizada e a expectativa da receptividade desse público.

“Nas ações de Saúde do Trabalhador o combate sobre o trabalho infantil sempre esteve entre as nossas abordagens, mas em todas elas, o assunto era direcionado para os pais, para os trabalhadores. Essa foi a primeira vez que fizemos um trabalho voltado especificamente para as crianças e adolescentes e foi maravilhoso”, explicou a coordenadora Maria Teresa.

Sob olhar atento de quase 150 crianças da Escola Tia Celeste, os profissionais do CEREST de Picos vivenciaram uma experiência pioneira, adotando uma linguagem diferenciada do que costumam realizar em suas rotinas de trabalho, mas que resultou em uma ação promissora. “Falamos sobre o que é permitido e proibido, trabalho nas ruas, trabalho rural, o tempo adequado que podem iniciar o trabalho como aprendiz, enfim, tudo isso colocado para eles de modo que facilitasse o entendimento de todos. Foi uma experiência incrível”, destacou a coordenadora.

A ação foi realizada por meio do projeto “Resgate uma Infância”, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho, que tem como objetivo, a “promoção de ações de conscientização e sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente, com foco na erradicação do trabalho infantil”.