10 de Novembro de 2023 | Atualizado em 18 de Maio de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

CEREST de Bom Jesus faz busca ativa de trabalhadores para investigação de doenças relacionadas ao trabalho.

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Bom Jesus (CEREST Regional) iniciou a busca ativa de trabalhadores na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Currais, para fazer a investigação de doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho.

A equipe do CEREST de Bom Jesus está entrando em contato com esses trabalhadores para fazer o estudo de caso individual de cada paciente.

“Após a realização do estudo de caso, caso seja confirmado que o adoecimento do paciente foi relacionado ao trabalho, a equipe do CEREST vai até a empresa, até o local de trabalho desse paciente para fazer as orientações e a inspeção do ambiente de trabalho desse trabalhador”, explicou a coordenadora do CEREST Regional de Bom Jesus, Custódia Piauilino.

Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.

Além do CEREST Estadual, o Piauí atualmente conta com 4 unidades de CERESTs Regionais, localizados nos municípios de Bom Jesus, Parnaíba, Picos e Uruçuí.