24 de Novembro de 2023 | Atualizado em 18 de Maio de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária inspeciona Hemocentro Regional de Floriano

Durante as inspeções são verificados a estrutura física, equipamentos, processos de trabalho, documentos, capacitações dos profissionais, condições de saúde do trabalhador, gestão da qualidade, entre outros itens.

As fiscalizações e orientações realizadas pela Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA) contribuem diretamente para a melhoria dos serviços de saúde do Piauí, pois a partir do relatório emitido pelo órgão após as inspeções, os serviços implementam e corrigem os seus processos de trabalho.

Nesta semana, uma equipe de fiscais da DIVISA esteve no Hemocentro Regional de Floriano para inspecionar o local e verificou um avanço considerável do serviço destinado à população. O Hemocentro de Floriano é inspecionado anualmente pela DIVISA.

“Além disso, a DIVISA faz o monitoramento através da supervisão das evidências que são encaminhados pelo serviço durante todo o ano”, acrescentou a coordenadora de sangue, células, tecidos e órgãos da DIVISA, Maria Veloso.

O Hemocentro Regional de Floriano atente toda a região sul do estado. Na inspeção realizada pela DIVISA, a equipe constatou melhorias do serviço e o aumento de doações e transfusões, bem como a melhoria da logística de transporte dos hemocomponentes para atendimento das agências transfusionais e hospitais públicos e privados.

Na assistência oferecida pela DIVISA aos hemocentros, o órgão disponibiliza a toda Hemorrede do Estado, o roteiro de inspeção padronizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e utilizado no momento das fiscalizações, para que os serviços realizem também sua autoinspeção.