14 de Junho de 2018 | Atualizado em 26 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Piauí recebe Auditoria da União Europeia

Os auditores estarão a partir do dia 17, próxima segunda-feira, no município de Parnaíba, para fazer a avaliação.

Piauí recebe Auditoria da União Europeia

Uma equipe de auditores da União Europeia (UE) esteve na Anvisa, em Brasília, ontem (12), para dar início ao processo de avaliação da manutenção do status de país incluído na lista de países com equivalência nos controles de insumos farmacêuticos, denominada de White List.

Na reunião, a Anvisa apresentou as principais medidas tomadas para alinhar tecnicamente as considerações internacionais da equipe de auditoria, considerando sempre as melhores práticas, princípios e padrões reconhecidos internacionalmente no processo de regulamentação. A reunião contou com a presença da diretora da Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves e da fiscal responsável pelo sistema de gestão da qualidade, Susane Castro.

A auditoria, que foca o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), ocorrerá até o dia 21 de junho, com reuniões na sede da Anvisa e nas Vigilâncias Estaduais e Municipais de São Paulo (São Paulo, Cosmópolis e Itapira), Minas Gerais (Belo Horizonte) e do Piauí (Teresina e Parnaíba). Durante as reuniões estão sendo escolhidas empresas produtoras de insumos farmacêuticos que exportam para a Europa e com perfil variado de produção para avaliação.

No Piauí, os auditores estarão a partir do dia 17, próxima segunda-feira, no município de Parnaíba, para fazer a avaliação. A empresa auditada será do ramo farmacêutico. No dia 19 de junho, os auditores serão recebidos na sede da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), pelo secretário de estado do Piauí, Florentino Neto, pelo superintendente de vigilância em atenção à saúde (SUPAS), Hérlon Guimarães, pela diretora da DIVISA, Tatiana Chaves e demais técnicos inspetores sanitários que fazem parte do sistema de qualidade. “Essa auditoria é de extrema relevância para o nosso Estado, pois possibilita a harmonização dos padrões de qualidade na fabricação de produtos entre os três entes do Sistema Nacional de Vigilância e o Sistema Internacional no processo produtivo de trabalho, permitindo assim a redução dos riscos, através do controle e monitoramento dos produtos fabricados no Piauí, garantindo assim melhores práticas sanitárias”, destacou Tatiana Chaves.

Para o líder da equipe de auditores da UE, Wim Riepman, que realizou uma breve apresentação no auditório da Agência, o Brasil é um país que cuida muito bem do seu sistema de vigilância sanitária e que, por esse motivo, está incluso na restrita lista de países que participam do controle de insumos farmacêuticos no mundo. “Nossa visita aqui é como parceiros do trabalho desenvolvido e tem o intuito de verificar na prática se a atuação da Anvisa e das Vigilâncias Estaduais e Municipais estão seguindo nossas considerações realizadas na última visita em 2014, para que, caso seja necessário, possamos aprimorá-las”, afirmou Riepman.

O Piauí estará presente durante todo o processo de auditoria, desde a abertura, realizada ontem (12) até o encerramento da avaliação, que acontecerá dia 21, em Brasília.

Com informações Anvisa

Arquivos anexos (1)